
Núcleos e Laboratórios

Lab.Ásia
O Laboratório de Estudos da Ásia (Lab.Ásia), fundado em 2023 e vinculado ao IFCH da UERJ, é um grupo interdisciplinar de pesquisa e extensão focado no estudo do continente asiático, reunindo pesquisadores de doutorado, mestrado e graduação. Com quatro linhas de pesquisa principais — Economia Política Internacional, Política Externa e Segurança no Leste Asiático, Mídia e Cultura, e Relações Brasil-China —, o laboratório promove a produção de conhecimento e parcerias acadêmicas nacionais e internacionais. Além disso, organiza eventos e palestras com especialistas asiáticos para fomentar o debate sobre temas como economia, política e cultura, visando ampliar a rede de pesquisadores e o intercâmbio de ideias.

LabRI
O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais (LabRI) é um projeto voltado para a criação e estruturação de um espaço físico voltado para a capacitação de alunos pesquisadores para o incremento da produção científica e a experimentação acadêmica. O objetivo do LabRI é promover o aperfeiçoamento das condições de pesquisa discente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) do IFCH/UERJ, bem como servir de espaço para a troca de informações sobre mercado de trabalho, oportunidades de publicação e divulgação de pesquisas e do estímulo à atividade docente.

LabSeg
O Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LabSeg) dedica-se à pesquisa sobre questões relacionadas a conflitos armados e à paz, a partir de perspectivas teóricas diversas. Objetiva possibilitar o estudo do comportamento dos Estados em face de ameaças e seus reflexos sobre a política de defesa. Da mesma forma, busca discutir os desdobramentos contemporâneos da agenda de estudos críticos de segurança, e os impactos sociais da violência. Nesse sentido, conta com 3 linhas de pesquisa: 1) Política de Defesa e modernização militar, 2) Cooperação e conflito, e 3) Estudos Críticos Militares.

LEMCRI
O Laboratório de Estudos de Mídias, Cultura e Relações Internacionais (LEMCRI) é um espaço de pesquisa, ensino e reflexão de caráter interdisciplinar, voltado para estudantes da graduação e da pós-graduação. O LEMCRI busca estimular o pensamento crítico e inovador nas interfaces entre Comunicação, Cultura, Estética, Tecnologias e Relações Internacionais.
Criado em 2015, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), o laboratório ampliou suas atividades em 2016, ao integrar o Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DRI-UERJ).
Suas principais linhas de pesquisa são:
-
Estéticas, Cultura e Resistências
-
Política Externa, Mídia e Opinião Pública
-
Tecnologias, Segurança e Desenvolvimento
-
Globalização, Mídias e Humanitarismo

LeRPE
Regionalismo e Política Externa são dois temas que ocupam um espaço importante no universo das Relações Internacionais. O Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa (LeRPE) é baseado em GrPesq/CNPq do mesmo tema. Conta com pesquisadores seniors e juniors e é aberto para estudantes de pós-graduação e graduação Seu foco é a pesquisa sobre esses dois temas, vistos separadamente ou articulados entre si. Suas atividades são: debates acadêmicos, incentivo e troca ideias sobre escrita de papers e participação em eventos, organização de atividades na Universidade.

NEIBA
Argentina e Brasil nunca negligenciaram suas relações bilaterais, elas foram sempre intensas mas de caráter oscilante: houve momentos onde prevaleceu a tensão e em outros, o diálogo. No entanto, a partir dos anos oitenta, inaugurou-se um novo tipo de relação que se mantém até hoje. Ao contrário do que aconteceu no passado, desta vez não só o diálogo foi intensificado, mas também se consolidaram os esforços para envolver as duas sociedades no processo desencadeado.

NUCLEAS
O Núcleo de Estudos das Américas foi criado com o objetivo de realizar um amplo estudo sobre a cultura americana. Para isso se propõe a:
• Desenvolver projetos acadêmicos;
• Oferecer cursos para a comunidade (docente, discente e comunitária), de extensão e especialização;
• Realizar Congressos, Simpósios, Encontros para debater problemas relacionados à realidade americana;
• Publicar livros e Atas de Congresso;
• Fazer intercâmbios com Universidades brasileiras e americanas;
• Convidar conferencistas, professor visitante e especialistas para maior apoio às realizações do Núcleo.

